A cultura do Sisal

O sisal é uma importante fibra dura no comércio mundial, as folhas possuem ápice ponteagudo, crescem em torno de um bulbo central, são rígidas, lisas, cor verde – lustrosa com 10cm. de largura e 1,5m. de comprimento aproximadamente. É cultivado em regiões semi-áridas.

Na Bahia um dos principais produtores é a cidade de Campo Formoso. O arranjo do sisal tem uma importância econômica e social para o Estado da Bahia, em que promove – oportunidade de geração de emprego e renda.

A cultura sisaleira se apresenta como uma das melhores alternativas de desenvolvimento para o semi-árido baiano, uma das regiões mais secas e mais pobres do Nordeste brasileiro.

O sisal destaca-se pela capacidade de geração de empregos, por meio de uma cadeia de serviços que abrange, desde os trabalhos de manutenção das lavouras (baseados na mão-de-obra familiar), a extração e o processamento da fibra para o beneficiamento, até as atividades de industrialização de diversos produtos, bem como seu uso para fins artesanais. A resistência do sisal ao clima adverso tem sido uma das razões por que, em algumas áreas do Nordeste, os agricultores optaram pelas explorações sisaleiras.

O segmento do sisal é intensivo em de mão-de-obra em todas as fases de implantação, manutenção, colheita e desfibramento. Além do contingente de mão-de-obra diretamente ocupado na atividade sisaleira, grande número de outras pessoas é dependente dessa cultura ainda no setor primário, bem como no secundário e terciário. Pertencem a essas categorias os proprietários sitiantes, os fazendeiros que exploram o sisal, os fazendeiros administradores, os fazendeiros ausentes e os demais agentes da produção que estão nos outros setores da economia (beneficiadores, industriais e exportadores).

Em Campo Formoso as primeiras mudas de sisal chegaram em 1942, e foram plantadas próximo à gruta “Toca da Onça em Tiquara”. Daí a lavoura espalhou-se pelos campos de Brejão da Caatinga, Lagoa Branca, Tiquara região do Salitre, Olhos d’ Água, Belas, Lajes e toda a região de caatinga do interior do Município. Tão importante tornou-se o sisal em Campo Formoso que sua silhueta tornou-se um símbolo incorporado à bandeira do Município quando fora oficializada.

Campo Formoso Atualmente está entre as maiores produtoras de Sisal do mundo.